sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESTUDO DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Bons ventos sopram em Sergipe. Literalmente. Prova disto é a instalação do primeiro parque eólico, a ser inaugurado em 2012, que pode ser considerado o primeiro grande passo para a produção de energia renovável no Estado. Nele serão gerados 30 Megawatts por ano em uma área com 30 hectares no Município de Barra dos Coqueiros. Um investimento de R$ 160 milhões que vai reverter, por ano, R$ 6 milhões em impostos.

A produção de energia renovável em todo o mundo tomou um caminho sem volta. O crescimento da produção é rápido inclusive no Brasil. A realização de leilões específicos, como o que a empresa sergipana Energen venceu em 2009 para a produção de 2 Gigawatts no parque eólico do Município de Barra dos Coqueiros, só começaram a acontecer nos últimos dois anos. Os primeiros parques eólicos do país são também recentes, mas datam dos anos de 2003 e 2004.

Por isso a matriz energética, nesse caso, não representa nem 1,5% de toda a energia elétrica produzida no país. “Na Alemanha esse índice é de 27%. Os Estados Unidos só no ano passado instalaram quase 6 Gigawatts de potência no sistema eólico. É uma coisa inevitável, não só no caso da eólica, mas todo o tipo de energia não poluente. É uma tendência que vai crescer”, confirma o pesquisador  Milthon Serna, professor da UFS.

Fonte: www.faxaju.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário