quarta-feira, 18 de agosto de 2010

22 toneladas de lixo provenientes da Alemanha são apreendidas no Brasil


A alfândega do porto de Rio Grande do Sul interceptou um contêiner com 22 toneladas de lixo provenientes da Alemanha. A carga está retida no sul do Estado e deverá ser devolvida ao país de origem até a próxima segunda-feira (23).

A apreensão foi feita no último dia 03 de agosto por agentes da Receita Federal. Logo depois, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) chegaram para analisar o material. A companhia Dashan, de Hong Kong, foi a encarregada pelo envio do material, que partiu da Alemanha. Os documentos da companhia indicavam que os materiais eram provenientes da República Tcheca.

Em comunicado, o Ibama informou que a carga saiu do porto de Hamburgo com a denominação de lascas de polímeros de etileno e resíduos de processo industrial, materiais normalmente comprados para a reciclagem. Porém, os agentes da alfândega, junto com os fiscais do Ibama, constataram que o carregamento era composto por embalagens de produto de limpeza, fraldas, alimentos e resíduos contaminados. 

O Ibama aplicou multas no valor de R$1,5 milhão à transportadora Hanjin Shipping, e de R$ 400 mil à Recoplast “por importar resíduos sólidos domiciliares de origem estrangeira e produtos perigosos à saúde pública e ao meio ambiente, em desacordo com a legislação vigente".


Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia.php/895/22_toneladas_de_lixo_provenientes_da_alemanha_sao_apreendidos_no_brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário