segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Da lama ao caos do caos à lama

 Área antropizada à direita e na parte inferior por residências e por via sem calçamento desde a esquerda até porção superior. (2003)

 
 Área totalmente antropizada pela Invasão da Portelinha e por via calçada pelo poder público (2010)
 
O problema é antigo e podemos notar que a descaracterização foi provocada pelo próprio poder público quando promoveu a ligação da Avenida Moises Gomes Pereira à parte norte do município. Em seguida essa nova via foi calçada e, inclusive, “presenteada” com uma placa de inauguração por parte da gestão municipal naquele momento.


Como diz a música da saudosa banda Planet Hemp que os jovens da minha geração tanto curtiam: A culpa é de quem? Quem? Quem?
Bom,  apurar de quem é a culpa é muito fácil. Mais fácil ainda é joga-la para a comunidade da portelinha, aplicar multas nos moradores e acusa-los de criminosos ambientais.   Mas o que me intriga de verdade é o seguinte:
Depois da área ser desocupada, o que será feito com essa área?
Qual a real intenção em desocupa-la?
Se a preocupação é com o manguezal que nem existe mais, quais as providências que estão sendo tomada para que o que resta de manguezal no municipio seja preservado e recuperado? 


Exemplo é bom e eu gosto.


Espero que depois desse terror todo que a comunidade vem sofrendo, a área realmente sirva para alguma coisa. E claro, a população tenha direito às suas casas, em uma área que não seja manguezal, claro.
 Pensando bem, vocês realmente acreditam que alí vai vigorar um manguezal? Em uma área urbana? Sério? Será o novo parque ecológico aos moldes do Parque Tramandaí? Sério?
Eu não acredito. E nem faço questão de acreditar, só quero ver aquelas pessoas com casas pra morar e que seja feito algo de utilidade pública naquele local. Porque manguezal servirá mais como esconderijo para criminosos do que para carangueijos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário