sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Olá pessoal, na quarta-feira em mais uma atividade do Projeto Técnico Socioambiental (PTSA-DESO) fui realizar uma palestra em uma escola na região do Aeroporto. Pude notar o quanto nossos jovens e adultos tsão desprovidos de informações importantes no aspecto ambiental e como esses fatores estão diretamente ligados à saúde, qualidade de vida, educação...

Como de costume em turmas noturnas, o público era composto por adultos e jovens geralmente com idade superior a 16 anos, cidadãos credenciados ao exercício democrático do voto.
Poucas vezes pude enveredar por esse lado em minhas atividades, pois, geralmente o público era composto na maioria das vezes por crianças ou adolescentes.

A expressiva maioria não conhecia termos como: Código Florestal, Área de Preservação Permanente, Mata Ciliar, Saneamento, Erosão, Assoreamento entre outros termos que são comuns no meio ambiental mas que deveriam ser de conhecimento do cidadão, sobretudo agora, época de eleição.
Ninguém conhecia o Código Florestal e o movimento da Bancada Ruralista(Deputados) para modificar essa lei tão importante para a preservação dos nossos recursos naturais.

No decorrer das discussões quando outros temas eram abordados, os comentários sobre a inoperância do poder público aumentava. Entra agora o "X" da questão: Como votar sem conhecer as propostas   defendidas por aqueles que serão nossos representantes, sem ao menos entender o que está em jogo?

O Código Florestal Brasileiro está em vigor desde 1965 e este estabelece limites de uso da  propriedade para preservação da vegetação nas margens dos corpos d'água (naturais e artificias), nascentes, encostas, restingas etc... Entre outras questões,o código regulamenta também a porcentagem de Reserva Legal que deve ser mantida na propriedade privada.
O Código Florestal é de suma importância para a preservação dos corpos d'água e quando o assunto é água todo mundo entende a importância. Imagine sua casa sem o conforto da água na torneira.

Muita luta foi travada para conseguir diminuir o desmatamento no Brasil, e você ai sem saber o que seu Deputado vem fazendo pelo país? 
Tragédias como o desmoronamento das encostas do Morro do Bumba e a destruição de município de Alagoas e Pernambuco pelas enxurradas, poderiam ser evitadas se o Código Florestal fosse respeitado. 


O assunto é sério ou não é? Que tal conhecer o código Florestal?
Então entra ai ó!


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771compilado.htm




Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário